Sarney diz que Estatuto do Idoso é grande passo no caminho da justiça social

Da Redação | 23/09/2003, 00h00

Ao final da sessão em que o Senado aprovou o Estatuto do Idoso, o presidente da Casa, José Sarney, declarou que os senadores aprovaram -um marco desta legislatura, um grande passo no caminho da justiça social no Brasil-. Após essas palavras, às 20h, o Plenário aplaudiu o final da votação.

O último orador a encaminhar a decisão foi o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto original, quando ainda era deputado. Ao chamá-lo para falar, Sarney referiu-se a Paim como orador que merecia as homenagens de todo o Senado.

Na mesma sessão, Sarney pediu para registrar os 30 anos do falecimento do poeta Pablo Neruda.

- Quero fazer esse registro antecipando as celebrações que serão feitas este ano para comemorar seu centenário. E quero lembrar os tempos da minha juventude, quando lia com grande encantamento Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, livro que vendeu um milhão de exemplares nesses 80 anos.

Sarney disse ainda que Neruda foi um poeta que marcou a história da literatura mundial, a inteligência e a passagem do homem pela terra. Lembrou ainda que o poeta foi parceiro das dores da Espanha subjugada, um comunista exaltado e grande embaixador do Chile no mundo inteiro, divulgando seu país e sua cultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: