Eurípedes manifesta apoio à reforma da Previdência

Da Redação | 08/09/2003, 00h00

O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) manifestou nesta segunda-feira (8) seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição nº 67 (PEC nº 40, na Câmara), que trata da reforma da Previdência. Ele entende que o objetivo maior da reforma é buscar o equilíbrio financeiro e garantir a justiça social.

A meta do governo, disse o senador, é ampliar o alcance dos benefícios da Previdência, -objetivo que materializa-se também na proposta de redução de 50% da contribuição dos autônomos para a Previdência Social, que permitirá que mais brasileiros tenham acesso à cobertura social.-

- A lógica da mudança é, a partir da desoneração dos cofres da União, ampliar a capacidade de investir nas áreas que garantam melhorias dos indicadores sociais, criando condições para o crescimento econômico e a geração de empregos - frisou.

Eurípedes Camargo ressaltou que a proposta de reforma vem sendo acompanhada de outras medidas adotadas pelo governo para garantir a justiça social, como os programas de transferência de renda e o compromisso com as prioridades sociais estabelecido no orçamento de 2004.

Ao lado disso, frisou o senador, o governo vem tornando pública, pela primeira vez, a lista dos devedores do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). O combate à sonegação resultou, no primeiro trimestre, na recuperação de R$ 157,5 milhões da dívida, totalizando um valor 104% maior que o cobrado no mesmo período de 2002.

Eurípedes lembrou sua origem humilde, filho de um trabalhador rural, para manifestar sua crença nas medidas do governo de combate à miséria. Esse compromisso, afirmou o senador, -desagrada alguns, que não querem abrir mão de privilégios-.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o país tem que aprender a dialogar para mostrar que, no debate com a sociedade, as propostas de reformas feitas pelo governo vêm sofrendo mudanças.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: