Jefferson Péres ressalta espírito inovador de Roberto Marinho

Da Redação | 03/09/2003, 00h00

Em nome de seu partido, o PDT, o senador Jefferson Péres (AM) homenageou o jornalista Roberto Marinho destacando suas qualidades de determinação, visão empresarial, espírito inovador e capacidade de liderança, que lhe asseguraram êxito em suas atividades jornalísticas, empresariais e de mecenas da arte e cultura brasileiras.

O senador lembrou que, em sua juventude de político militante de esquerda, se irritava com o jornalista Roberto Marinho e as posições conservadoras do jornal O Globo, em especial os editoriais, por defenderem política contrária às suas convicções.

- Com o tempo, minha certeza se esgarçou, meu fervor ideológico arrefeceu, permitindo que pudesse admirar o capitão da indústria de comunicação por suas evidentes qualidades. Quis conhecê-lo pessoalmente, mas tive medo de ser mal interpretado, como se meu interesse fosse uma mera tentativa de obter espaço em seus meios de comunicação - relatou Jefferson.

Para o senador, foi a personalidade inovadora de Roberto Marinho que o transformou no dínamo responsável pelo êxito de suas atividades.

- Ele foi um entrepeneur, palavra que os franceses reservam para um quase gênio das atividades empresariais e financeiras - explicou.

Jefferson ressaltou ainda uma faceta de Roberto Marinho que, a seu ver, é rara entre os empresários brasileiros: a de ser mecenas da educação e das artes e do patrimônio histórico. Com a fundação cultural que leva seu nome, o senador disse que o jonralista levou a sério a máxima calvinista de que o homem próspero de negócios tem a responsabilidade social de utilizar parte de sua riqueza para socorrer os mais carentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: