Marco Maciel registra aniversário da 1ª Cúpula de Presidentes da América do Sul
Da Redação | 25/08/2003, 00h00
A 1ª Cúpula de Presidentes da América do Sul, realizada em Brasília entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro do ano 2000, representou -um novo paradigma na política externa brasileira-, afirmou o senador Marco Maciel (PFL-PE) ao registrar nesta segunda-feira (dia 25) a passagem do terceiro aniversário do evento.
Em toda a história do Brasil nunca houve um encontro desse porte entre os países da América do Sul, disse ele, lembrando que o evento ocorreu sob o comando do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e teve por objetivo estimular a organização do espaço sul-americano a partir da contigüidade geográfica e da identidade cultural.
Marco Maciel, vice-presidente da República na ocasião, pediu nesta segunda-feira a inserção, nos Anais da Casa, do Comunicado de Brasília, lançado ao final do encontro. Para o senador, o documento constitui uma verdadeira plataforma política e técnica de integração e, nos seus 62 parágrafos, engloba cinco capítulos sobre democracia, comércio, infra-estrutura de integração e combate ao tráfico de drogas.
O Brasil vem procurando fazer do conceito América do Sul um elemento operacional para sua atuação diplomática desde o início dos anos 90, disse o senador citando Luiz Felipe de Seixas Corrêa, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores por ocasião do encontro. Luiz Felipe ainda lembrou que em 1992/93, o então chanceler Fernando Henrique Cardoso já se referia à meta da -organização do espaço sul-americano-.
Fernando Henrique, disse Marco Maciel, já afirmava, no encontro da América do Sul, estar convencido de que a -configuração de um espaço econômico integrado sul-americano é uma realização possível ainda para esta geração-.
O parlamentar disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em dar continuidade a esta política de integração com a América do Sul.
- Sem dúvida é uma prioridade vital, que felizmente continua sendo trabalhada pela diplomacia brasileira, para uma região cujo Produto Interno Bruto é estimado em US$ 1,5 trilhão e com um mercado de 340 milhões de pessoas - afirmou o senador.
Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) associou-se à defesa da integração sul-americana feita por Marco Maciel, apontando que o Brasil sempre foi demasiadamente voltado para a Europa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: