Apresentado voto de pesar pela morte de Sérgio Vieira de Mello
Da Redação | 19/08/2003, 00h00
Em nome do PSDB, o senador Eduardo Siqueira Campos (TO) apresentou requerimento pela inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do embaixador Sérgio Vieira de Mello, em conseqüência de atentado terrorista à sede das Nações Unidas na capital do Iraque, Bagdá, ocorrido nesta terça-feira (19). Segundo as tradições da Casa serão enviadas condolências à família e ao Itamaraty.
Ao encaminhar o requerimento, o senador lamentou o atentado, que ele considerou covarde e injusto em relação ao papel da ONU, que sempre se posicionou contra a invasão do Iraque, favorecendo uma solução negociada que pudesse proteger a população e evitar mais mortes.
Eduardo disse que o mundo está vivendo um momento difícil para a diplomacia e ressaltou a profunda preocupação de países como o Brasil, que lutam pela liberdade e fraternidade entre os povos, estão sentindo diante de atos tão violentos como esse atentado em Bagdá.
Ele louvou a biografia e o bom trabalho que Vieira de Mello levou adiante durante a luta pela independência do Timor Leste e, posteriormente, como Alto Comissário das Nações Unidas para refugiados. O diplomata brasileiro, de 55 anos, havia sido escolhido pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para chefiar a representação da ONU, nos trabalhos de reconstrução do Iraque.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: