Ministro vai explicar pouso de avião francês no aeroporto de Manaus

Da Redação | 15/08/2003, 00h00

O ministro da Defesa, José Viegas Filho, prestará esclarecimentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre as circunstâncias que envolveram o pouso e a liberação de uma aeronave francesa, no dia 9 de julho, no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). O requerimento para a reunião com o ministro, marcada para esta quarta-feira (20), às 18h30, foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR).

O avião militar francês, um Hércules C-130, permaneceu 96 horas em solo brasileiro. Segundo denúncia publicada pela revista Carta Capital , o objetivo da missão seria o de negociar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação da ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt. A revista também levantou a possibilidade da aeronave estar carregada de armamentos.

A embaixada francesa nega a versão divulgada pela revista brasileira e garante que os tripulantes do Hércules C-130, 11 militares e diplomatas da França, tinham como objetivo atender um apelo de familiares da senadora e de outros reféns por ajuda humanitária. Os franceses também negam que o avião estaria carregado de armas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: