Valmir Amaral quer regulamentação de acesso de menores a "lan houses"

Da Redação | 01/08/2003, 00h00

O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) quer que o Poder Judiciário regulamente, em nível nacional, o acesso do público infanto-juvenil a casas de jogos por computador conectados à Internet, popularmente conhecidas como lan houses. A iniciativa está prevista em projeto (PLS nº 250/2003) de sua autoria que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e deverá ser votado em decisão terminativa, brevemente, pelo colegiado.

De acordo com a proposta, que acrescenta dispositivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente, caberá à Vara da Infância e da Juventude definir os horários em que o público infanto-juvenil poderá freqüentar esses estabelecimentos. Já os responsáveis pelas lan houses deverão afixar essa determinação judicial em local visível, impedir a entrada e a permanência de crianças e adolescentes no recinto em horários diversos dos estabelecidos e adotar outras providências que facilitem o cumprimento dessa decisão.

Com o advento dessa -modalidade de diversão- no país, Valmir Amaral alerta para o surgimento de casos de crianças e adolescentes que se tornaram viciados nesse tipo de jogo eletrônico, acarretando sérios problemas em suas vidas. -Faz-se mister que o poder público aja de forma segura, controlando e supervisionando a diversão para evitar excessos que prejudicam os jovens, levando-os ao ócio e à negligência no cumprimento dos seus deveres-, adverte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: