Armas de fogo acarretam prejuízo ao país, afirma Lúcia Vânia

Da Redação | 23/07/2003, 00h00

O uso de armas de fogo no Brasil tem um alto custo social, afirmou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para quem a falta de controle sobre esse uso repercute negativamente na economia do país e na formação do jovem brasileiro, além de causar -dor, saudade e indignação-.

- A queda de produtividade gerada pela perda da força de trabalho causada por armas de fogo já consome 10% do PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil - disse Lúcia Vânia.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citada pela senadora, o uso de armas aumentou o número de mortes no país, diminuindo a expectativa de vida do brasileiro.

À frente da Subcomissão da Criança, do Adolescente e da Juventude e presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Lúcia Vânia disse que as armas de fogo comprometem o futuro de jovens que convivem diariamente com a violência, impedindo-os de exercer sua cidadania.

Na opinião da senadora, embora a votação do Estatuto do Desarmamento não resolva definitivamente os problemas de segurança pública, ela comprova o engajamento do Senado Federal no desarmamento da população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: