Eduardo Siqueira Campos comemora dias do Pescador e do Caminhoneiro

Da Redação | 04/07/2003, 00h00

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) comemorou os dias do Pescador e do Caminhoneiro, celebrados respectivamente nos dias 29 e 30 de junho. Segundo ele, o dia do Pescador é comemorado no dia de São Pedro, também pescador e apóstolo de Jesus Cristo.

- Longe de ser confundido com aquele profissional que apenas se esmera em contar -causos-, o pescador ocupa lugar de destaque na história da humanidade, representando aquele trabalhador que intrepidamente avança sobre as águas para a conquista de sustento para si e para os seus - assinalou.

O senador lamentou que a pesca esportiva feita por pessoas sem licença e -sem consciência ambiental- tem atentado contra a pesca ecologicamente equilibrada. Ele defendeu a adoção de melhores e maiores sistemas de controle e vigilância que garantam a sobrevivência dos peixes e dos pescadores artesanais. Também registrou que concorda com declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em favor da pesca como alavanca do turismo brasileiro e sua indignação ao saber que o Brasil, com 8 mil quilômetros de costa marítima, produz menos pescado que o Peru.

- Quanto ao dia do Caminhoneiro, a saudação se dirige àqueles que arriscam a vida em nossas estradas, em troca da vigilância que exercem sobre as mercadorias que transportam. Todavia, em que pese a aura heróica e prazerosa que parece rondar os caminhoneiros, trata-se de motoristas profissionais, que enfrentam cotidianamente condições precárias de trabalho. Como se sabe, más condições de sinalização e do pavimento nas rodovias, insegurança generalizada e problemas na saúde do caminhoneiro constituem pontos cruciais na deterioração do exercício da profissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: