Subcomissão da Criança ouvirá secretário de Educação Média do Ministério da Educação

Da Redação | 24/06/2003, 00h00

A Subcomissão Temporária da Criança, do Adolescente e da Juventude aprovou nesta terça-feira (24) requerimento convidando o secretário de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibãnez, para audiência pública sobre a reforma do ensino médio. A audiência será no dia 13 de agosto, conforme o requerimento de autoria dos integrantes da subcomissão.

A atual presidente do colegiado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), esclareceu que em conseqüência do recente lançamento do Programa Primeiro Emprego, pelo governo federal, a subcomissão foi levada a modificar seu cronograma, que previa o debate sobre juventude e segurança nessa fase das atividades.

- A reforma do ensino médio separou o ensino formal do ensino profissionalizante, mas há uma grande resistência de alguns estados para adotar a medida. O momento é oportuno para abrirmos uma discussão mais ampla sobre o assunto - disse a senadora.

Como Lúcia Vânia foi eleita recentemente a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), os membros da Subcomissão Temporária da Criança, do Adolescente e da Juventude terão de fazer uma nova eleição para escolher outro nome para substituí-la. A relatora da subcomissão, senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), indicou a atual vice-presidente, Roseana Sarney (PFL-MA), para a presidência do colegiado, -inclusive por se tratar de uma pessoa que já tem a experiência de ter governado um estado-, disse a senadora.

Patrícia Saboya e Lúcia Vânia manifestaram-se sua intenção de que a mudança na presidência seja feita sem a interrupção das atividades da subcomissão. A relatora, inclusive, afirmou que pretende entregar o relatório final dentro do prazo regimental, que é de seis meses, encerrando-se em novembro próximo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: