Ministro anuncia na CAS Programa Primeiro Emprego

Da Redação | 29/05/2003, 00h00

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quinta-feira (29), o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, anunciou que lançará ainda neste semestre o programa Primeiro Emprego, que tem como objetivo encontrar uma primeira ocupação remunerada para os jovens. Ele destacou, no entanto, que o governo -não quer gerar ilusão- e que somente o crescimento econômico poderá gerar emprego com solidez.

- O que estamos fazendo é dar um passo para estender a mão à juventude - disse Jaques Wagner durante a audiência.

O ministro afirmou que o programa ainda não foi lançado porque o governo está tratando com muita cautela o assunto e trabalhando juntamente com o Banco Mundial e a Organização Mundial do Trabalho, para observar as experiências internacionais no setor. Segundo Wagner, o governo ainda não decidiu o volume de dinheiro a ser aplicado na iniciativa, mas a expectativa é de que sejam criados no primeiro ano de funcionamento 200 mil postos de trabalho.

O programa funcionará com contratos de trabalho entre os jovens e as empresas com um ano de duração. O governo dará como contrapartida seis meses de salário dos jovens. O governo está também trabalhando com o estímulo ao cumprimento da Lei do Aprendiz, que pretende aumentar a empregabilidade de crianças a partir dos 14 anos. Também faz parte do sistema do primeiro emprego a criação da Bolsa-Trabalho, voltada ao trabalho comunitário. -Para ter sentimento de reintegração à comunidade é preciso trabalhar com a questão da auto-estima-, afirmou o ministro.

O requerimento para o comparecimento do ministro foi apresentado pelos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Lúcia Vânia (PSDB-G). A presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, estava prevista, mas por problemas de agenda será marcada para outra data.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: