Congresso promove atividades para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes

Da Redação | 22/05/2003, 00h00

A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) participou, nesta quinta-feira (22), de uma solenidade contra o abuso e a exploração sexual de crianças, promovida pela Câmara dos Deputados. A senadora coordena, no Senado, a Frente Parlamentar da Criança, do Adolescente e da Juventude. As atividades realizadas no Congresso fazem parte da mobilização da Semana do 18 de maio, instituído como dia nacional para a luta contra a violência sexual, devido ao assassinato, nessa data, da menina Araceli, em Vitória (ES), num ritual de drogas e sexo.

- Lamentavelmente, crimes como o que matou a garota Araceli, em Vitória, continuam acontecendo no Brasil diariamente. É preciso chamar a atenção de toda a sociedade para a necessidade urgente de combater esse tipo de violência, que é uma das mais perversas formas de violação dos direitos da infância - disse Patrícia Saboya, que é autora, juntamente com a senadora Serys Slhessarenko (PT-MS) e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), do requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as redes de exploração sexual de meninos e meninas. A iniciativa já foi aprovada pelo Congresso.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), citados por Patrícia Saboya, estima-se que cerca de um milhão de meninos e meninas são vítimas de violência sexual a cada ano. Desse total, acrescenta a senadora, acredita-se que aproximadamente 100 mil casos ocorram no Brasil, nas Filipinas e em Taiwan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: