Subcomissão da Criança vai relançar livro sobre vida de ex-menina de rua

Da Redação | 07/05/2003, 00h00

A experiência de vida de uma ex-menina de rua de São Paulo, retratada no livro Esmeralda: Por Que Não Dancei, será trazida ao Senado Federal por iniciativa da Subcomissão Temporária da Criança, do Adolescente e da Juventude. Nesta quarta-feira (7), foi aprovado requerimento conjunto das senadoras Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Patrícia Saboya (PPS-CE), respectivamente presidente e relatora do colegiado, para relançamento da publicação no próximo dia 29, às 18h30, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

Enquanto o país enfrenta o desafio de combater a exploração sexual e de mão-de-obra infantil, Patrícia Saboya ressalta a importância do relato de uma ex-menina de rua que -conseguiu renascer-. Nesse mesmo dia, às 9h, a subcomissão discutirá, em audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), os problemas e os desafios de políticas voltadas para a juventude brasileira. Além do jornalista Gilberto Dimenstein, coordenador do livro, devem participar do debate os ministros do Trabalho, Jaques Wagner, e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

De acordo com Lúcia Vânia, o objetivo da audiência pública é chamar a atenção da sociedade para a importância da implementação de políticas preventivas na área da infância e juventude. Nesta perspectiva, deverão ser discutidos o Programa Primeiro Emprego, anunciado pelo governo federal, e a disseminação da criminalidade entre os jovens, maiores vítimas de mortes violentas. Ao defender a prevenção, Lúcia Vânia quer mostrar que é possível recuperar o jovem infrator, criticando a adoção exclusiva de ações repressivas.

Outro requerimento conjunto de Lúcia Vânia e Patrícia Saboya aprovado na reunião solicita o comparecimento ao Senado do consultor e ex-representante da Unicef (organismo das Nações Unidas para a infância) no Brasil Agop Kayayan. Ao lado do secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, ele irá participar de audiência pública, no próximo dia 20, sobre os temas trabalho e segurança na juventude.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: