Simon lembra "Operação Mãos Limpas"

Da Redação | 28/04/2003, 00h00

O depoimento dos magistrados italianos responsáveis pela -Operação Mãos Limpas-, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em 1997, foi lembrado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao comentar a necessidade de medidas urgentes para combater o crime organizado no Brasil.

- Desde aquela época alertávamos para a gravidade do problema que, atualmente, atingiu proporções de calamidade pública - destacou o senador, autor do convite aos magistrados.

Segundo Simon, que coordenou os debates com os procuradores Gherardo Colombo, Piercamillo Davigo e Francesco Greco, com a operação o Estado italiano conseguiu combater com eficiência a máfia e o crime organizado, que mantinham estreitas vinculações com o poder público.

Os depoimentos, que inspiraram projetos de lei e propostas de combate ao crime organizado em tramitação no Congresso, estão disponíveis para consulta na CCJ. A transcrição da reunião foi publicada pelo senador Pedro Simon na separata Operação Mãos Limpas - audiência pública com magistrados italianos .

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: