Sarney visita exposição de artistas maranhenses

Da Redação | 02/04/2003, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, visitou nesta quarta-feira (2) a exposição -Três artistas do Maranhão-, aberta no Brasília Design Center para mostrar a obra de Jesus Santos, Dila e Cordeiro do Maranhão. -São artistas extraordinários, que não só representam o talento do Maranhão como a cultura brasileira-, disse o presidente ao final da visita.

Sarney elogiou a organizadora Fernanda Mil-Homens por reunir esses três grandes pintores para exposições em São Paulo, Brasília e Nova York. Ele afirmou que, com essa iniciativa, a marchand dá aos admiradores da pintura, no Brasil e no exterior, a oportunidade de se encantar com a genuína beleza da obra desses maranhenses.

Numa breve análise de cada um dos artistas, Sarney elogiou as cores vivas usadas por Jesus Santos, -com suas figuras exóticas, seu traço cuidadoso, bem acabado, numa composição que nos lembra o melhor dos impressionistas-.

Sobre Dila, afirmou que ela é a maior artista naïf do Brasil, pintando rostos redondos, árvores, casas e bichos que têm vida e alma, assim como paisagens e um verde musgo que só ela sabe criar. -A pintura de Dila tem uma delicadeza e ingenuidade que nos remete, sendo primitivista, ao clássico, numa fusão rara, obtida pelo milagre do seu pincel-.

Sobre Cordeiro do Maranhão, o presidente do Senado disse que ele é uma -força da natureza, talento em ebulição a consolidar seus rumos, nas sienas e marrons, nas cores escuras que não são sombrias-. Em sua opinião, Cordeiro do Maranhão, com suas cores carregadas de tristeza, veio para ficar nas artes brasileiras.

A exposição tem o patrocínio da empresa Furnas Centrais Elétricas e o apoio do Ministério da Cultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: