Fernando Bezerra apóia pronunciamento de Renan Calheiros

Da Redação | 02/04/2003, 00h00

O líder do PTB, senador Fernando Bezerra (RN), apoiou a proposta de se iniciar no Senado, em lugar da Câmara dos Deputados, a tramitação da reforma tributária. A proposta foi feita em discurso nesta quarta-feira (2) pelo líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), que por sua vez disse estar em acordo com os líderes do PFL, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM).

Fernando Bezerra disse considerar -muito importante- o início da tramitação da reforma tributária pelo Senado, já que, segundo ele, isso possibilitará um ganho de tempo. Ele defendeu também que, junto dos projetos que tratam dessa reforma, sejam discutidas também as propostas de desenvolvimento regional.

- Defendo que devamos discutir o desenvolvimento regional juntamente com a estrutura tributária que vamos adotar no país - disse, acrescentando que o Brasil não pode mais conviver com distorções tão grandes entre as regiões Sul e Sudeste e as regiões Nordeste, Norte e, -por que não dizer-, Centro-Oeste.

Para o senador, este é o momento de o Senado dar sua contribuição, dividindo suas funções com a Câmara dos Deputados, sem no entanto ocupar o espaço desta. Quanto à discussão do desenvolvimento regional, o parlamentar defendeu a volta da atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), -sob pena de se comprometer a soberania do país-.

O parlamentar afirmou esperar que a discussão se faça -da maneira mais rápida possível-, dando ao país possibilidade de desenvolver-se e acabar com -tantas injustiças sociais a que somos acometidos-. Entre os itens que devem nortear a reforma tributária, Fernando Bezerra elencou a -simplificação de impostos, a desoneração das exportações e a redução da sonegação propiciada pela estrutura tributária vigente-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: