Congresso Nacional dará posse ao 37º Presidente da República do Brasil

Da Redação | 31/12/2002, 00h00

Tomam posse nesta quarta-feira, primeiro dia do ano de 2003, o 37º presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente José Alencar. A cerimônia será dirigida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Ramez Tebet, e está marcada para iniciar-se às 15 horas no Plenário da Câmara dos Deputados, lugar em que o presidente e o vice-presidente eleitos prestarão o compromisso constitucional perante o membros do Congresso e o presidente pronunciará seu primeiro discurso oficial.

O novo presidente da República, diplomado no dia 14 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sucederá Fernando Henrique Cardoso, que manteve-se à frente do Executivo por oito anos (1995-2003). As eleições, ocorridas em outubro de 2002, deram a vitória a Lula no segundo turno com 61,27% dos votos válidos (52.793.364), conferindo-lhe mandato até 31 de dezembro de 2006, com a possibilidade de reeleição por mais quatro anos. Esta foi a quarta eleição para o cargo disputada por ele nos últimos 13 anos.

Luiz Inácio Lula da Silva é pernambucano e traçou sua trajetória como metalúrgico, sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores. José Alencar é mineiro, empresário e atuou até o ano passado como senador da República pelo Partido Liberal.

A sessão solene será acompanhada pelos parlamentares das duas Casas Legislativas, autoridades máximas dos três poderes, da Igreja Católica e familiares dos presidentes eleitos. Também estão confirmadas as presenças de chefes de missões diplomáticas de diversos países, de delegações especiais e de representações de organismos internacionais na cerimônia, que será transmitida ao vivo por todos os veículos oficiais de comunicação do Senado e da Câmara e pela mídia em geral.

A previsão é de que o ato seja cumprido em cerca de uma hora e, na seqüência, o presidente já empossado seguirá para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial. Após as formalidades, está sendo aguardada uma grande festa popular em Brasília, com a participação de pessoas de todos os estados, conforme desejo manifestado por Lula.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: