Sérgio Machado faz um balanço dos seus oito anos no Senado
Da Redação | 20/12/2002, 00h00
Ao despedir-se do Senado, depois de oito anos de mandato, o senador Sérgio Machado (PMDB-CE) destacou dois dos seus principais trabalhos na Casa: a relatoria da comissão especial que examinou a reforma política e a relatoria-geral do orçamento para o próximo ano. Ele também referiu-se à contribuição que deu na análise de idéias e no aprofundamento dos debates que tornaram possíveis avanços para o Brasil.
- Quero expressar minha satisfação por ter merecido a confiança de ocupar a relatoria do Orçamento 2003. Acredito que aprovamos o orçamento da melhor forma, de modo a propiciar que a execução dos gastos de recursos públicos, no próximo ano, correspondam à demanda necessária ao desenvolvimento que queremos para o novo Brasil - afirmou Sérgio Machado.
O senador pelo Ceará disse que, ao longo do seu mandato, constatou mudanças no comportamento da classe política, principalmente no que se refere a uma melhor postura ética e consciência crítica. Sérgio Machado acrescentou que atualmente existe uma maior transparência nos atos dos políticos e um compromisso maior na defesa do interesse público, acima do interesse particular.
O Congresso Nacional, e mais particularmente o Senado, na opinião de Sérgio Machado, vem desempenhando um papel decisivo na consolidação da cidadania. Ele disse ter observado nos últimos anos uma maior aproximação entre o Parlamento e as demais instâncias da sociedade civil organizada, o que representa, no seu entender, uma ligação mais direta entre o povo e seus representantes eleitos.
Sergio Machado, que também confessou estar deixando o Congresso com a sensação do dever cumprido, classificou seu período no Senado como uma fase de grande aprendizado, especialmente no convívio com os demais parlamentares. Ele finalizou fazendo votos de que a próxima Legislatura possa continuar dignificando a Casa e contribuindo na construção de um Brasil melhor.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: