Jucá alerta para riscos da pobreza para os jovens

Da Redação | 14/11/2002, 00h00

O senador Romero Jucá (PSDB-RR) alertou para o que chamou de -círculo vicioso da pobreza- e as dificuldades encontradas pelos jovens das camadas de renda mais baixa para rompê-lo. Segundo o senador, existem hoje aproximadamente 2 milhões de jovens em situação de elevado risco, em decorrência da pobreza, do assédio das drogas, da criminalidade e da violência.

- Precisamos fazer algo, com urgência, para salvar o futuro de nossa juventude - disse o senador.

Jucá explicou que esse total é referente apenas aos jovens residentes nas regiões metropolitanas, pois o número de jovens em situação semelhante no resto do país é muito maior. Para ele, não é possível adotar a -atitude negativista e preconceituosa de atirar pedras e jogar a responsabilidade exclusiva no governo federal-, pois os males sociais brasileiros decorreriam de situações de injustiça ao longo de quatro séculos de desigualdades sociais.

O senador ressaltou que muita coisa tem sido feita por pessoas, grupos de pessoas, entidades religiosas, organizações não governamentais e empresas particulares devido ao aumento no Brasil da consciência de responsabilidade social nos últimos anos. Ele prestou homenagem ao Centro de Integração Empresa-Escola, entidade não governamental, sem fins lucrativos, que há 40 anos busca aproximar o jovem das empresas e facilitar o primeiro emprego.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: