Moreira Mendes homenageia Rede Amazônica de Rádio e TV

Da Redação | 12/11/2002, 00h00

Ao salientar que a Amazônia passou muito tempo sem saber o que acontecia no Brasil e no resto do mundo, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) fez nesta terça-feira (12) uma homenagem à Rede Amazônica de Rádio e Televisão, pelos seus 30 anos de existência, dizendo que ela constitui uma das maiores conquistas da população amazônica.

- Foi a Rede Amazônica que quebrou um silêncio secular. Montou nas capitais dos estados onde opera sistemas de acesso ao satélite e, graças a eles, os noticiários e os cursos regulares e profissionais passaram a chegar rapidamente a qualquer parte da região, do país e do exterior.

Ele disse que a cada dia essa rede mostra sua grandeza e sua força, expandindo-se, modernizando-se e adquirindo equipamentos para transmissão e recepção via satélite, visando atender todas as suas emissoras e possibilitar a transmissão instantânea de imagens de qualquer lugar da região.

Moreira Mendes disse que a história desse empreendimento começou em 1969, quando os jornalistas Phelippe Daou e Milton Cordeiro, juntamente com os empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou, constituíram a Rádio TV do Amazonas Ltda, para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens.

Ele informou que a Rede Amazônica de Rádio e Televisão tem hoje 800 empregados, entre jornalistas, radialistas, engenheiros, técnicos, pessoal administrativo, motoristas, técnicos em marketing, designers, artistas e contatos para venda de espaços na programação.

Moreira Mendes disse também a rede tem todos os seus setores informatizados, tanto na sede da empresa, em Manaus, como nas suas afiliadas, abrangendo toda a região Norte, com exceção do Pará e Tocantins, o que inclui a Manaus-TV Amazonas; Porto Velho-TV Rondônia; Boa Vista-TV Roraima; Macapá-TV Amapá; e Rio Branco-TV Acre.

O senador acrescentou que o Amazonsat, o canal de satélite que a Rede Amazônica contratou com a Embratel há mais de dez anos, é o instrumento que rompeu o isolamento em que vivia a Amazônia e a integrou ao sistema nacional de satélite. Para Moreira Mendes, -o Amazonsat é a voz e a cara da Amazônia-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: