Especialista faz palestra sobre segurança tecnológica

Da Redação | 31/10/2002, 00h00

O coordenador do curso de Pós-Graduação em Segurança em Redes de Computadores da Universidade Católica, professor Jerônimo Osvaldo Dias Jardim, proferiu palestra nesta quinta-feira (31), no auditório do Interlegis no Senado Federal, sobre as novas tecnologias disponíveis para segurança de informações corporativas e suas vulnerabilidades. Para o professor, o fator chave em segurança da informação é a conscientização do usuário.

Segundo o professor, qualquer corporação precisa ter uma política de segurança bem definida. Ele citou diversos casos de invasão de redes de computadores em grandes corporações e governos que pensavam estar seguros por terem implementado medidas básicas de segurança. De acordo com Jerônimo Jardim, além do treinamento de uma equipe multidisciplinar, é preciso manter sempre um canal de consultas externas para assegurar atualização sobre novas ferramentas de defesa.

- Diariamente são criados de oito a 10 vírus de computador no mundo todo, especialmente Rússia, Paquistão e China. Além disso, ainda existem os vírus mutantes, que são detectados no primeiro ataque, mas podem retornar e não serem reconhecidos pelos softwares antivírus - explicou.

Jerônimo acrescentou que o mais grave não são os vírus, mas os chamados -cavalos de Tróia- ou -troianos-, que dão ao atacante o controle sobre as máquinas da rede. Segundo o professor, um -troiano- e quase imperceptível porque é um arquivo muito pequeno e para ser detectado é preciso um software específico: os que estão à venda não dão conta do serviço.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: