Senadores eleitos na Região Sudeste

Da Redação | 07/10/2002, 00h00

Rio de Janeiro

O senador eleito Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho (PMDB) nasceu no Rio de Janeiro, em 1963, filho do jornalista carioca Sérgio Cabral. Ele conquistou seu primeiro mandato parlamentar, de deputado estadual, em 1990, com apenas 27 anos, quando exercia a atividade de presidente do Albergue da Juventude, associação voltada para jovens estudantes. Em 1994, Sérgio Cabral Filho foi reeleito deputado estadual. Em 1995, conquistou o cargo de presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o qual exerceu por quatro mandatos consecutivos. Como parlamentar, ficou conhecido por seus projetos voltados para a população de terceira idade e para estudantes.
Suplentes: Paulo Hermínio Duque Costa e Regis Velasco Fichtner Pereira.

Marcelo Bezerra Crivella (PL), casado, pai de dois filhos, é engenheiro civil. Nasceu em 1957 no Rio de Janeiro. Cantor religioso, Crivella também exerce a função de bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. O senador eleito destinou os recursos arrecadados com seu último CD a um projeto agrícola administrado por ele no sertão da Bahia, no qual utiliza tecnologia israelense para combater os efeitos da seca. Crivella concorreu, nestas eleições, pela primeira vez a um cargo público, e revelou-se a grande surpresa das urnas no Rio.
Suplentes: Natal Wellinton Rodrigues Furucho e Eraldo Macedo Bezerra.

São Paulo

Romeu Tuma (PFL) nasceu em São Paulo (SP) em 1931 e é bacharel em Direito. Casado, pai de quatro filhos, Tuma tem agora seu segundo mandato de senador da República. Em 1994, foi eleito para o Senado pelo Partido Liberal. Posteriormente filiou-se ao Partido da Frente Liberal. Em seu primeiro mandato, Romeu Tuma chegou a ser líder do governo no Senado, e presidiu a Comissão de Assuntos Sociais. O senador reeleito foi superintendente da Polícia Federal em São Paulo, diretor-geral da Polícia Federal, secretário nacional da Polícia Federal e secretário da Receita Federal. Tuma também é vice-presidente honorário da Interpol.
Suplentes: Alexandre Honoré Marie Thiollier Filho e Alfredo Cotait Neto.

Aloizio Mercadante Oliva (PT) nasceu em 1954, em Santos (SP), e tem dois filhos. Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorando pela Universidade de Campinas (Unicamp), Mercadante é dos principais quadros do Partido dos Trabalhadores, pelo qual foi eleito deputado federal para as legislaturas de 1991-1995 e 1999-2003. Foi candidato a vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1994. Com vários livros publicados, o senador eleito Aloizio Mercadante foi assessor econômico da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tem sua atividade parlamentar ligada à defesa dos interesses sindicais. Mercadante foi o senador que recebeu o maior número de votos em todo o país: 10.398.204 (com 99% das urnas apuradas).
Suplentes: João Vacarri Neto e José Giacomo Baccarin.

Espírito Santo

Gerson Camata (PMDB), economista e jornalista, nasceu em 1941 em Castelo (ES). É casado com a deputada federal e candidata a vice-presidente na chapa de José Serra, Rita Camata, com quem tem dois filhos. Gerson Camata iniciou sua carreira política como vereador (1967) em Vitória (ES), sendo depois deputado estadual (1971-1975) e deputado federal duas vezes (1975/79 e 1979/83), sempre pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), de oposição aos governos militares. Camata foi governador do Espírito Santo pelo PMDB entre 1983 e 1986, sendo posteriormente eleito senador da República para o período de 1987 a 1994 e reeleito para o período 1995-2003.
Suplentes: Elizete Fassarella e Luiz Martins Spadeto.

Magno Pereira Malta (PL) nasceu em 1957, em Macarani, na Bahia. É cantor e pastor evangélico, da Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi eleito vereador em 1993, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Tornou-se deputado estadual em 1995 e deputado federal em 1999, pelo PTB. Afastando-se da base governista do governo Fernando Henrique Cardoso, filiou-se ao Partido Liberal, em abril de 2002. Durante seu mandato como deputado federal, Magno Malta destacou-se ao presidir a CPI do Narcotráfico, que percorreu todo o país, investigando o crescente envolvimento de traficantes de drogas na vida política brasileira.
Suplentes: Nilis Castberg Machado de Souza e Francisco José Gonçalves Pereira.

Minas Gerais

Hélio Calixto da Costa (PMDB) nasceu em 1939 em Barbacena, Minas Gerais. Foi eleito deputado federal constituinte, em 1986, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Posteriormente reeleito duas vezes deputado federal, Hélio Costa tornou-se conhecido como jornalista ainda nos anos 70. Trabalhou para os jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, e para diversas rádios de Minas. Mas ganhou notoriedade como correspondente internacional da Rede Globo de Televisão em Washington, EUA, entre 1972 e 1985.
Suplentes: Carlos Eduardo Fioravante da Costa e Wellington Salgado de Oliveira.

Eduardo Brandão de Azeredo (PSDB) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1948. Formou-se em engenharia mecânica e se especializou em análise de sistemas. Foi vice-prefeito e prefeito da capital mineira. Em 1994 elegeu-se governador, também pelo Partido da Social Democracia Brasileira. Em 1998 disputou a reeleição perdendo para o ex-presidente Itamar Franco. Azeredo deixou o cargo de presidente da Belgo Mineira Sistemas em junho para disputar e vencer uma vaga ao Senado Federal.
Suplentes: Luiz Márcio Haddad Pereira Santos e Luiz Guarita neto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: