Recomendações do Congresso para evitar nova crise de energia

Da Redação | 26/09/2002, 00h00

O relator da Comissão Mista Especial do Congresso Nacional que estudou as causas da crise de energia no Brasil em 2001, senador Paulo Souto (PFL-BA), aponta, em seu relatório final, recomendações para que o governo evite um novo racionamento no país. A principal delas, em sua opinião, consiste em fortalecer o Ministério de Minas e Energia.

Ele sugere que seja criada uma prática rotineira de prestação de contas do Ministério ao Congresso Nacional, por meio de suas comissões técnicas específicas, sobre a expansão de oferta de energia elétrica e a situação dos reservatórios das usinas.

No campo do planejamento estratégico, Souto também considera fundamental que as autoridades decidam, com urgência, se haverá ou não prosseguimento da privatização dos ativos existentes no setor, especialmente os de geração, como forma de aprimorar o atual modelo do sistema energético.

Ao final, Paulo Souto sugere que o Brasil invista no desenvolvimento de energias alternativas à energia elétrica, como a eólica, a biomassa, a energia solar e as termoelétricas, ressaltando o caráter de preservação ambiental que essas novas fontes detêm.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: