Deputados destacam traços da personalidade de JK

Da Redação | 12/09/2002, 00h00

A capacidade de planejar o futuro e a ética no exercício da política foram as características marcantes do presidente Juscelino Kubitschek destacadas pelo deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) durante a sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de JK. Em seguida, o deputado federal José Antonio de Almeida (PSB-MA) relembrou o encontro que teve com o fundador de Brasília durante sua passagem, em 1968, por São Luís (MA).

Segundo Magela, o presidente Juscelino tinha a visão de que qualquer ato de seu governo repercutiria no futuro do país. Outra qualidade -valiosa- ressaltada pelo deputado petista, que homenageou a memória de JK em nome de seu partido, era a conduta ética. Geraldo Magela comentou a -lisura- com que o político mineiro comandou os diversos cargos exercidos na vida pública, atestando que Juscelino Kubitschek -foi um dos políticos mais éticos que o país teve-.

Já ao recordar seu encontro com JK no Maranhão, José Antonio de Almeida revelou a emoção que sentiu quando, aos 14 anos, entrevistou o então senador cassado pelo regime militar para o jornal estudantil Alvorada. -Quem estava ali, no Clube Recreativo Jaguarema, não era o ex-presidente ou o político cassado, mas um ídolo da nação brasileira-, declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: