Congresso fará sessão solene para homenagear centenário de JK
Da Redação | 06/09/2002, 00h00
Com uma sessão solene de caráter festivo o Congresso Nacional vai comemorar o centenário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, no dia 12, às 11h, no Plenário do Senado Federal. Durante a sessão, que terá a participação do Coral do Senado, será exibido um documentário sobre JK, elaborado pela TV Senado.
O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da comissão mista criada para coordenar as comemorações do centenário de Juscelino Kubitschek, informou que a oportunidade serão distribuídos exemplares do livro Por que construí Brasília, de JK, edição reimpressa pelo Conselho Editorial do Senado especialmente para as comemorações dos 100 anos do ex-presidente. O Programa de Metas e a Operação Pan-americana, consideradas outras duas obras importantes para o estudo do governo Kubitschek, também estão sendo preparadas para a reimpressão, disse o senador.
Francelino, que será um dos quatro oradores designados para a sessão solene, ressaltou a importância de JK como prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente da República.
- Em todos os cargos, ele destacou-se pela ousadia, pela determinação e pelo otimismo, realizando grande obras não apenas no plano físico, mas também na área da cultura e das artes - avaliou o senador.
Para ele, a construção de Brasília é o patamar mais expressivo da administração de JK, na qual ninguém acreditava, -somente dom Bosco-. Francelino ressaltou -a iniciativa e a ousadia- de JK para mudar a capital e destacou a contribuição decisiva de Israel Pinheiro -e de tantos outros homens, candangos, que se engajaram na obra-.
- Conheci Brasília em 1962, quando fui eleito deputado federal pela primeira vez. Do avião, vi a cidade iluminada, num espetáculo de luzes e cores que nos sensibilizava - lembrou Francelino.
O senador ressaltou que Juscelino convivia bem com as críticas e controvérsias e visava, sobretudo, a paz e o ideal de construir uma pátria melhor.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: