Suplicy canta pela paz

Da Redação | 05/09/2002, 00h00

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) incluiu música e poesia em seu pronunciamento da sessão plenária desta quinta-feira (5) para fazer um apelo pela paz no mundo, e, em especial, contra a possibilidade de bombardeio do Iraque pelos Estados Unidos.

Suplicy cantou, em inglês, a balada celebrizada pelo compositor Bob Dylan como verdadeiro hino pacifista nos anos 60, "Blowing in the Wind" (cujo refrão é "A resposta está soprando no vento"), e pediu que a embaixadora norte-americana no Brasil, Donna Hrinak, levasse a mensagem contida na canção ao presidente de seu país, George Bush.

Com o mesmo objetivo, o senador leu o poema "A Bomba", do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, e trechos de discurso do líder do movimento negro norte-americano Martin Luther King. Suplicy disse esperar que o presidente Bush desista do propósito de bombardear o Iraque para que não se repitam os fatos ocorridos na recente invasão do Afeganistão, que resultou em grande número de inocentes mortos.

Suplicy comentou também a importância da realização de plebiscito sobre a entrada no Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e leu artigo em que o economista Paulo Nogueira Batista Júnior posiciona-se contra a filiação do país a esse organismo e aponta o risco de "grave perda de autonomia decisória e inviabilizar o projeto de desenvolvimento nacional".

O senador manifestou também sua preocupação com a possibilidade de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) venha a pressionar o Brasil a aderir à ALCA ou mesmo incluir cláusulas nesse sentido na nota técnica que será assinada pelo governo brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: