Cabral elogia ministro Sálvio de Figueiredo

Da Redação | 07/08/2002, 00h00

O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) registrou nesta quarta-feira (7) declarações feitas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sálvio de Figueiredo Teixeira em entrevista recente e pediu à Mesa que desse conhecimento oficial ao ministro de seu pronunciamento. Ao elogiar o ministro, Cabral lembrou que ele tem dado grande contribuição à reforma do Judiciário, em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Um dos temas abordados pelo ministro é de como envolver a juventude com as eleições. Sálvio de Figueiredo sugere uma experiência conhecida no exterior, pela qual estudantes de 10 a 15 anos participam do processo eleitoral de forma simulada. Para o ministro, esse sistema não só contribui para a formação cultural como também serve para mostrar aos jovens a relevância da política na democracia.

Bernardo Cabral considerou oportunos os comentários do ministro, dada a falta de participação política dos jovens brasileiros. De acordo com o senador, o jovem acredita que os políticos estão voltados para seus interesses pessoais.

O senador realçou também proposta de criação da Escola Judiciária Eleitoral, feita pelo ministro, para quem seria recomendável que juízes, membros do Ministério Público e advogados tivessem especialização em Direito Eleitoral para que não predominasse a improvisação nessa área. Sálvio de Figueiredo sugeriu que, enquanto a reforma do Judiciário não cria a Escola Nacional da Magistratura, o Tribunal Superior Eleitoral deveria tomar a iniciativa de promover cursos já a partir de setembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: