Tebet recebe dirigentes de associação antidoping

Da Redação | 25/06/2002, 00h00

O presidente do Senado, Ramez Tebet, recebeu nesta terça-feira (25) o presidente da Associação Brasileira de Estudos ao Combate ao Doping e membro da Organização Nacional das Entidades do Desporto (Oned), Alexandre Pagnani, e o presidente da União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo (Ufeesp), Mauzler Paulinetti. Os dois estavam acompanhados do deputado Neuton Lima (PFL-SP) e entregaram a Tebet um relatório de cerca de 300 páginas sobre a situação dos esteróides anabolizantes no Brasil.

O documento contém diversos pareceres internacionais e nacionais sobre doping e lista sugestões das entidades para o problema. Elas recomendam, inclusive, a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para analisar as substâncias conhecidas como esteróides anabolizantes comercializadas no país. A CPI também apontaria, na visão das entidades, medidas cabíveis de moralização do desporto nacional, por meio de legislação específica.

Na oportunidade, eles entregaram a Tebet um manifesto contrário ao projeto de lei que trata da nova Lei do Desporto, também chamado "Estatuto do Desporto", em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo a carta, a insatisfação se deve ao fato de o projeto ter sido elaborado sem que as federações ou confederações desportivas do estado de São Paulo tenham sido consultadas. No documento eles ainda encaminham sugestões de modificação à proposta legislativa.

O material, acompanhado de duas fitas de vídeo com matérias jornalísticas ligadas ao tema, foi encaminhado à Secretaria Geral da Mesa e está disponível para consulta a todos os senadores, conforme determinação do presidente do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: