Livro sobre senadores do RN é entregue ao público da Bienal de Natal

Da Redação | 20/06/2002, 00h00

Em grande evento na noite desta quinta-feira (20), o Senado Federal promoveu, na 1ª Bienal Nacional do Livro de Natal, o lançamento do livro Parlamentares do Rio Grande do Norte - Senadores do Império à República, Vol. 1, de autoria do diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia. Estiveram presentes ao estande do Senado políticos e acadêmicos do estado e representantes de instituições como a Fundação José Augusto e o Instituto Histórico e Geográfico do estado.

A Comissão das Feiras de Livro, responsável pela participação do Senado em eventos literários por todo o país, também entregou à Biblioteca Pública Câmara Cascudo, do governo do estado, aproximadamente 100 títulos do Catálogo de Publicações da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, como as obras que integram as coleções do Conselho Editorial da Casa e livros com a legislação brasileira atualizada.

Entidades de portadores de deficiência visual receberam de Agaciel Maia a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, Constituição Federal, Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Lei de Doação de Órgãos transcritos para o braile.

Perfis parlamentares

Perfis parlamentares
Em 160 páginas, o primeiro volume da publicação traz biografias dos 47 senadores do Rio Grande do Norte desde a inauguração do Senado Federal. O livro contém ainda a reprodução de documentos e gravuras históricos, como um manuscrito com o texto de posse dos senadores durante o Império, uma foto da pena com que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e uma gravura até hoje inédita do imperador Pedro II em seu leito de morte.

Senadores do estado como Tavares de Lyra, Lyra Tavares, Amaro Cavalcanti, José Augusto, Torres Homem, Georgino Avelino e Dinarte Mariz, entre outros que se tornaram nomes de ruas, praças e até de cidades do Rio Grande do Norte, tiveram suas biografias incluídas no livro.

- A obra resgata 176 anos de história política no Rio Grande do Norte - afirmou Agaciel, que em breve pretende publicar o segundo volume da obra, com as biografias dos deputados do estado.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, afirma que o livro contribui para destacar a participação dos líderes potiguares na consolidação institucional do Senado. O senador José Sarney (PMDB-AP), por sua vez, acredita que o estudo das histórias dos senadores é um subsídio valioso para quem deseja conhecer melhor a política do Rio Grande do Norte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: