Lúcio Alcântara elogia o estímulo ao engajamento político dos jovens

Da Redação | 18/06/2002, 00h00

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) registrou nesta terça-feira (18) o desenvolvimento, no Ceará, de projeto com objetivo de estimular o jovem a participar da vida política brasileira, realizado em parceria pelo jornal O Povo, a Unicef, o Instituto Juventude Contemporânea e a TV Jangadeiro. O senador ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que sem política não há nada: nem democracia, nem ordem, nem cidadania.

- Todo movimento que diz que política não deve ser considerada é antidemocrático, contra a cidadania - afirmou o senador, para quem mais do que nunca preciso recrutar o jovens para participação política.

O projeto busca, informou Alcântara, levar os estudantes a se interessarem pelos assuntos que os cercam e a se expressarem a respeito. Levando o jovem a participar politicamente, os responsáveis pelo projeto dão a ele possibilidade de realizar mudanças, acredita o senador.

Alcântara informou que o projeto primeiro estimulou o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos. Em uma segunda fase, deve ser traçado o perfil do adolescente brasileiro, especialmente do Ceará. Em seguida, será realizada uma ampla pesquisa de opinião junto a esta camada da população.

O projeto realizará ainda um festival de arte participativa. Os jovens produzirão poesia e jornais, trocarão experiências e discutirão temas como sexualidade, gravidez e primeiro emprego. Por último, serão discutidos temas relevantes da política e haverá uma eleição simulada, cujo resultado não será divulgado para não influenciar o voto efetivo dos adolescentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: