Mauro Miranda defende permanência de companhia do Exército em Ipameri

Da Redação | 15/05/2002, 00h00

O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) fez um apelo ao ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e ao comandante do Exército, general Gleuber Vieira, pela permanência da 23ª Companhia de Engenharia de Combate no município de Ipameri (GO). O senador disse que fazia o apelo por motivos estratégicos, institucionais e históricos e também levando em consideração o trabalho que a companhia tem realizado em benefício do estado de Goiás e da Região Centro-Oeste.

Mauro Miranda destacou a contribuição que a companhia tem dado ao desenvolvimento da região e a perfeita integração entre a sociedade civil e as instituições militares que estiveram sediadas no município ao longo de mais de meio século. O senador lembrou os laços históricos entre a população e essas instituições desde os anos 20 do século passado, quando Ipameri se tornou sede do 6º Batalhão de Caçadores.

A história da 23ª Companhia de Engenharia de Combate, afirmou o senador, confunde-se com a história de Ipameri. Ele ressaltou a contribuição mútua e a perfeita integração entre a instituição e o município durante mais de meio século, período em que se estabeleceram "vínculos de confiança, amizade e cooperação que se fortificaram e se consolidaram".

A integração entre a população do município de Ipameri e a 23ª Companhia de Engenharia de Combate é demonstrada, afirmou o senador, pelo trabalho de conservação de estradas, construção e recuperação de pontes e outras obras de engenharia, e pelas ações de apoio social, como vacinação, doação e coleta de sangue, apoio aos abrigos de idosos, e combate a epidemias.

Mauro Miranda salientou que a juventude de Ipameri "tem sido beneficiada por lições de patriotismo, disciplina, organização, obediência à lei e respeito e dedicação ao interesse público, tiradas da observação cotidiana dos trabalhos realizados na comunidade pela 23ª Companhia de Engenharia de Combate".

O senador disse que sua reivindicação não estava ligada a questões de segurança pública, uma vez que as instituições militares não realizam função policial. Ele frisou que a presença física das Forças Armadas em todo o território nacional é condição essencial para o desenvolvimento econômico e social, "para o cumprimento da Constituição e para que a ordem jurídica assegure a todos os brasileiros as condições necessárias para a paz e o progresso".

- É grande a confiança do povo brasileiro em suas Forças Armadas. Em todos os momentos em que a soberania e as instituições nacionais correram riscos, em todos os momentos em que os ideais democráticos estiveram em perigo, nossas Forças Armadas souberam cumprir sua missão constitucional - disse o senador.

A permanência da 23ª Companhia de Engenharia de Combate no município de Ipameri, salientou o senador, "é uma justa reivindicação da população e também um motivo de orgulho para o Exército Brasileiro, que sempre esteve ligado à vida e à história dos Ipamerinos".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: