CRE debate Protocolo de Kyoto em audiência pública

Da Redação | 14/05/2002, 00h00

O Protocolo de Kyoto, que deve ser ratificado na próxima semana pelo Senado, foi debatido em audiência pública nesta terça-feira (14) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) Participaram da audiência os representantes dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Guerreiro; da Ciência e Tecnologia, Gilvan Meira Filho; do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Marina Grossi, e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, Rubens Harry Born, e do Observatório Nacional sobre Clima, Mário Monzoni, além do deputado Fernando Gabeira (PT-RJ).

Os debatedores convidados foram unânimes na defesa da ratificação do Protocolo de Kyoto, um tratado internacional para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa e aumenta a temperatura do planeta. Eles afirmaram que a ratificação coloca o Brasil numa estratégica posição de vanguarda na questão do meio ambiente nas próximas rodadas de negociação. Essa posição, acreditam, poderá favorecer o Brasil na hora de disputar e negociar recursos do fundo que poderá ser criado para financiar projetos de desenvolvimento limpo e auto sustentáveis.

O senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) salientou a necessidade de ratificação do Protocolo de Kyoto, mas observou que governo brasileiro deve ficar vigilante em relação aos interesses nacionais, "porque enquanto o Brasil procura seguir os acordos internacionais, os outros países não fazem o mesmo". Ele lembrou que os Estados Unidos não assinaram o protocolo e estão convencendo o Canadá a retirar-se, além do Japão, que já pensa em reconsiderar seu apoio, e a Rússia, que não pretende assinar o documento.

A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) quis saber o que está sendo feito, na prática, para a adequação do Brasil às exigências ambientais do Protocolo de Kyoto. Os convidados explicaram que a questão está sendo tratada como prioridade pelo governo, mas há limitação de recursos. Eles também ressaltaram que o Brasil já tem uma das legislações ambientais mais avançadas do mundo.

A senadora Marina Silva (PT-AC) indagou sobre a preparação do governo brasileiro para a próxima rodada de negociações em Joanesburgo, em agosto próximo. O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Gilvan Meira, disse que o Brasil não incluirá detalhes do protocolo, apenas fará uma exortação geral sobre a necessidade de ações para combater o problema da mudança climática do planeta. Ele acrescentou que os Estados Unidos não têm uma proposta alternativa ao Protocolo de Kyoto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: