Tebet instala Universidade do Legislativo

Da Redação | 08/05/2002, 00h00

O presidente do Senado, Ramez Tebet, destacou a importância da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) como instrumento de ampliação das possibilidades de exercício da cidadania no país, ao encerrar no Plenário da Casa, nesta quarta-feira (8), a solenidade de instalação da entidade, marcada por aula inaugural proferida pelo ministro Maurício Corrêa, do Supremo Tribunal Federal (STF).

- O Senado brasileiro é o primeiro no mundo a criar sua universidade, aberta a todos, e que haverá de cumprir papel político e social de avanço da cidadania, estimulando a juventude ao exercício democrático da atividade política e garantindo um canal de aproximação do Poder Legislativo de nossa gente - afirmou.

Tebet ressaltou que a Unilegis resulta de "um projeto inédito e pioneiro", no qual a utilização da moderna tecnologia estará a serviço da ampliação dos direitos humanos entendidos em sua acepção mais ampla, que inclui a melhoria da qualidade de vida: "é a globalização sem seu aspecto perverso", resumiu.

Na condição de presidente do Senado, Tebet é também o reitor da Unilegis, que oferecerá cursos de educação a distância para todo o território nacional:

- É uma proposta arrojada, que nasce para ser um fórum permanente de debates, uma universidade aberta, acessível a todos os brasileiros, e com ela o Senado demonstra ser uma instituição preocupada em ser cada vez mais transparente e próxima da sociedade brasileira.

Ao proferir a Aula Magna do curso de Direito Legislativo, em nível de pós-graduação, o ministro Maurício Corrêa evocou as "grandes emoções" por ele já vividas naquele mesmo Plenário durante dois mandatos como senador. Corrêa salientou o pioneirismo da iniciativa de criação da Unilegis, inserida na mesma política responsável pela adoção de projetos como a Gráfica, o Prodasen e o Interlegis, a TV, a Rádio, a Agência e o Jornal do Senado, e cujo objetivo é ampliar a participação popular no processo legislativo.

Corrêa aplaudiu a escolha do método de educação a distância para a implantação de uma universidade aberta visando à massificação do ensino, e citou vários países, especialmente europeus, além da Unesco, entre os maiores usuários do sistema, sinalizando ainda a possibilidade de troca de experiências com a Unilegis.

Ao empossar o Conselho Superior e o Conselho Universitário da Unilegis, Tebet lembrou a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) em sua gestão na presidência do Senado para que projetos como o Unilegis pudessem florescer, e agradeceu a contribuição dos vários setores da Casa ao sucesso do projeto, citando entre eles a consultoria legislativa, a secretaria-geral da Mesa e a diretoria-geral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: