Luiz Otávio quer criar TV a cabo para o Exército
Da Redação | 06/05/2002, 00h00
Projeto de lei apresentado pelo senador Luiz Otávio (PPB-PA) propõe a criação de um canal de TV a cabo para divulgar as ações empreendidas pelo Exército Brasileiro. O parlamentar explica que o objetivo do canal é exibir as atividades dos militares, levar ao público informações de como chegar às unidades do Exército e os procedimentos a serem realizados, e quais os prazos a serem respeitados pelos brasileiros em idade de prestar serviço militar.
De acordo com a proposta, dotar o Exército de um instrumento de comunicação representará apoio à instituição no cumprimento de suas funções constitucionais de defesa da nação, garantia da lei e da ordem, além de servir de veículo ímpar para a promoção, junto aos jovens, dos valores morais e cívicos. A matéria está tramitando na Comissão de Educação (CE), em decisão terminativa, ou seja, cabe à comissão dar a última palavra do Senado sobre o assunto, a não ser que haja requerimento para que a decisão seja submetida ao Plenário.
Na justificação do projeto, o senador argumenta que o Exército, ao longo da história, se faz presente nos mais diversos aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira, garantindo a soberania e a integridade territorial e social do país. Luiz Otávio classificou como importante o apoio logístico que as unidades do Exército costumam fornecer a órgãos públicos que atuam em fiscalização ambiental, construção de rodovias e telecomunicações.
Para o senador, é relevante a contribuição do Exército para a cidadania, uma vez que a instituição desenvolve atividades de assistência às populações mais distantes e isoladas das ações sociais dos setores civis do Estado. Ainda de acordo com o senador, os brasileiros que vivem em localidades remotas do interior costumam encontrar no Exército seu único elo com o restante da nação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: