Lindberg homenageia trabalhadores e JK pela construção de Brasília

Da Redação | 17/04/2002, 00h00

A quatro dias do 42º aniversário da capital do país, o senador Lindberg Cury (PFL-DF) homenageou os trabalhadores e o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek pela construção de Brasília. Lindberg lembrou que participou dessa história, "quando aqui cheguei, em 1958, jovem e com a cabeça cheia de sonhos", e que neste ano também se comemora o centenário de nascimento do ex-presidente.

- Gostaria de homenagear todos os trabalhadores que aqui chegaram, de diversas regiões do país, para ajudar na construção da cidade. Chegaram com seus sotaques, costumes e culturas, o que contribuiu para dar um ar de universalidade a Brasília. Esse mosaico cultural é que distingue Brasília do resto das cidades brasileiras. É uma cidade de todas as raças, que acolhe com carinho aqueles que aqui chegam - afirmou.

O senador Mauro Miranda (PMDB-GO), em aparte, disse que o povo goiano é muito grato a Juscelino Kubitschek, principalmente pela coragem que demonstrou ao lutar contra todas as resistências de quem vivia no litoral e dava as costas para o interior do país. Para o senador, Juscelino é um exemplo de amor ao país e de visão do futuro para todos os políticos e para a juventude brasileira.

Em nome dos habitantes da Amazônia, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) disse que Juscelino foi importante não apenas pela construção de Brasília, mas também por ter implantado uma política de integração nacional a partir da interiorização do desenvolvimento econômico. "Toda vez que falo dos estadistas brasileiros, sempre lembro de Juscelino Kubitschek, justamente por sua visão macro de nação e do povo brasileiro", acrescentou.

Lindberg assinalou que, como qualquer cidade grande, Brasília também já sofre e enfrenta os males da violência urbana, da falta de emprego, escolas e transporte coletivo. Segundo ele, a violência brasiliense, proporcionalmente, corresponde aos níveis atingidos por capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto a taxa de desemprego chega a 19% da população economicamente ativa. O senador cobrou mais investimentos nessas áreas e uma atuação efetiva dos governos federal e local para a preservação da qualidade de vida da capital.

- Apesar de todos esses problemas, Brasília ainda é um bom lugar para se morar, criar filhos e realizar sonhos. É a terra prometida para uma civilização do futuro, como sonhava Dom Bosco - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: