Souto enaltece programa de saneamento da Bahia

Da Redação | 27/02/2002, 00h00

O senador Paulo Souto (PFL-BA) manifestou sua satisfação diante dos resultados concretos que os programas de saneamento básico e abastecimento de água de Salvador e cidades do entorno já estão apresentando. O programa, denominado Bahia Azul, com investimentos da ordem de US$ 600 milhões está com 80% de suas metas concluídas, devendo ser finalizado em 2003.

Paulo Souto informou que o programa de esgotamento sanitário recuperou as praias da Bahia de Todos os Santos e de alto mar da região, com reflexo imediato no turismo e no lazer, ressaltando a importância da medida em uma cidade com 2,3 milhões de habitantes.

O projeto Bahia Azul, que tem como objetivo prover o abastecimento de água potável para 95% de Salvador e cidades ribeirinhas e 80% de cobertura de esgotos, foi iniciado em 1995 e abrangeu esforços de três governadores: iniciou-se com Antonio Carlos Magalhães, teve prosseguimento durante o mandato de Paulo Souto e está sendo concluído no governo de César Borges.

Paulo Souto ressaltou a seriedade da pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, que demonstrou queda de formas severas de diarréias e outras doenças infecciosas de veiculação hídrica, especialmente entre escolares de 7 a 14 anos.

Ao concluir seu pronunciamento, Paulo Souto afirmou que o projeto Bahia Azul já fez diminuir as taxas de mortalidade infantil e ocorrência de doenças de notificação compulsória, demonstrando a relação direta da melhoria das condições sanitárias nos avanços nos padrões de qualidade de vida sobretudo das populações mais pobres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: