Furlan destaca Congresso das Associações Comerciais
Da Redação | 27/02/2002, 00h00
O senador Vasco Furlan (PPB-SC) registrou a realização, em Brasília, do XII Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais do Brasil e destacou, entre os temas em debate no encontro, a reforma tributária e a desoneração fiscal.
Furlan afirmou que a complexidade e a inadequação do sistema tributário brasileiro vêm criando uma série de barreiras práticas e jurídicas para o incremento da produção e o aumento das exportações. Ele lembrou que a exportação "é o caminho da sobrevivência" e condição essencial para o equilíbrio da balança comercial.
- Um dos maiores problemas decorrentes de nossa legislação tributária é a oneração de nossa produção por uma carga fiscal quase insuportável - disse o senador, lembrando que a maioria dos países procura subsidiar os produtos de sua pauta de exportação, enquanto o exportador brasileiro não tem recebido estímulos para melhor competir.
O senador também citou, entre os temas do encontro, o papel do micro e pequeno empresário nas exportações brasileiras, observando que não apenas o segmento exportador deve ser beneficiado pela reforma tributária. A produção agrícola e todos os setores empresariais, segundo o senador, "esperam por um sistema tributário justo, que viabilize o desenvolvimento nacional gerando riquezas, empregos e justiça social".
O evento, que teve início nesta quarta-feira (27) e encerra-se nesta quinta-feira, reúne representantes de 2.038 associações comerciais, agrícolas e industriais, segundo informou Furlan.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: