Jonas Pinheiro sugere convocar Congresso e garantir recursos emergenciais para as estradas

Da Redação | 17/01/2002, 00h00

A edição de uma medida provisória (MP) que garanta recursos emergenciais para a recuperação das estradas brasileiras é, na opinião do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), a solução para que a malha rodoviária brasileira esteja em condições de escoar a produção agrícola deste ano, a partir de março, quando será iniciada a colheita. Em conseqüência, o senador sugere que o Congresso seja, de pronto, convocado para analisar a MP.

- Esse é o tipo de situação em que se justifica plenamente a edição de uma medida provisória. Todo ano há chuvas e, localizadamente, há queda de pontes e interrupção do tráfego nas estradas. Mas, este ano, o problema está generalizado - afirmou o senador.

Para Jonas Pinheiro, caso não haja a recuperação e a normalização do tráfego nas estradas rapidamente, não haverá problemas para escoar a produção agrícola, já que somente em março ou abril a safra deve começar a ser transportada. Porém, se não houver uma ação imediata na recuperação das estradas, haverá prejuízos, com sérias conseqüências para os produtores e para a economia nacional.

- Sou contra a convocação do Congresso em períodos de recesso parlamentar, mas acho que essa é a única maneira de suprir a urgente necessidade de recuperação das estradas - avaliou.

O senador sugeriu também que municípios, estados e União promovam mutirões conjuntos de recuperação das estradas. Segundo informações que recebeu, no Centro-Oeste já há problemas para que colheitadeiras tenham acesso às plantações de soja, o que pode implicar perdas. Além disso, Jonas Pinheiro lamentou a falta de sol, tão importante quanto a chuva para a formação de uma boa safra, seja em quantidade ou em qualidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: