CRE aprova indicações de embaixadores

Da Redação | 04/12/2001, 00h00

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (4) indicação presidencial para o cargo de embaixador nas embaixadas brasileiras em Maurício, na Bélgica e na Argentina. Para os cargos, foram indicados, respectivamente, os diplomatas Jório Salgado Gama Filho, que acumulará Maurício com a embaixada na África do Sul, Synesio Sampaio Goes Filho e José Botafogo Gonçalves.

Também foi aprovado requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), de moção dirigida ao governo e ao Congresso norte americanos manifestando a preocupação do Senado Federal com as anunciadas medidas de proteção contra a importação de aço, que poderão afetar as exportações brasileiras.

Emocionado, o relator da indicação do embaixador José Botafogo Gonçalves, senador Artur da Távola (PSDB-RJ), lembrou da amizade que ambos mantêm há muitos anos e do gesto de solidariedade do diplomata quando Távola era exilado político no Chile. Segundo o senador, José Botafogo não deixou que a amizade fosse suplantada por uma questão política e freqüentou sua casa no exílio. Ele ainda destacou a "impecável folha de serviços" do embaixador, principalmente na manutenção do Mercosul.

O presidente da CRE, senador Jefferson Peres (PDT-AM), convocou para amanhã, a partir das 17h30, reunião extraordinária para apreciar indicação de mais três embaixadores. Ele explicou que atendia a solicitação do ministro das Relações Exteriores, Felipe Lampreia, que alertou para os prazos de tramitação e o risco de os embaixadores não poderem tomar posse nas embaixadas. Os indicados são Orlando Galvêas Oliveira, para a embaixada brasileira em Barbados; Roberto de Abreu Cruz para a República Helênica; e Bernardo Pericás Neto para a chefia da Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino Americana de Integração em Montevidéu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: