Quintanilha pede apoio ao trabalho da Subcomissão do Idoso

Da Redação | 13/11/2001, 00h00

O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) pediu o apoio dos senadores e da população para o trabalho que vem sendo feito pela Subcomissão do Idoso, para valorizar os integrantes da terceira idade e facilitar sua inserção na sociedade. "Os cidadãos maiores de 60 anos não mais podem ser vistos como um estorvo, mas devem ser reconhecidos como um manancial de experiências", destacou.

Quintanilha relatou os debates realizados no UniCeub (universidade privada de Brasília) reunindo jovens que manifestaram seu reconhecimento às grandes contribuições dos cidadãos acima dos 60, lembrando exemplos joviais como os do técnico de futebol Zagalo, do cantor Juca Chaves e da apresentadora do SBT, Hebe Camargo.

Segundo Quintanilha, cada vez mais a idade biológica das pessoas se mostra mais importante do que a simples idade cronológica.

- Talvez esteja chegando a hora de rever a aposentadoria compulsória dos ministros dos Tribunais Superiores e dos servidores públicos aos 70 anos. Hoje o Brasil já tem 9% de sua população acima dos 60 e, em 2030, teremos a quinta maior população de idosos no mundo - disse.

O senador pelo Tocantins também se associou às homenagens que o Senado prestou ao Dia do Aviador, nesta terça feira (13), lembrando o trabalho pioneiro realizado pela Aeronáutica nas regiões mais distantes do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: