CPI do Futebol vota envio de documentos sobre Eurico Miranda à Câmara

Da Redação | 21/08/2001, 00h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol realiza nesta quarta-feira (dia 22), às 9h30, reunião administrativa para votar uma série de requerimentos, entre os quais um para que o Senado remeta à Câmara dos Deputados documentos sigilosos relativos ao deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), presidente do Vasco da Gama.

Na reunião, o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (sem partido-PR), vai apresentar requerimento para que a comissão encaminhe à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Receita Federal ofícios solicitando que sejam adotadas providências quanto ao caso relativo ao contrato do jogador Alex com o clube italiano Parma.

De acordo com informações transmitidas pelo jogador ao senador, o Parma, que adquiriu do Palmeira o passe de Alex, nunca teria pago os salários do atleta, que teria recebido apenas a primeira parcela dos 15% sobre o valor do passe a que tem direito. Segundo o relato feito a Álvaro Dias, Alex não teria sido autorizado pelo clube italiano a exercer sua profissão em outra associação e nem chamado pelo Parma para jogar com sua equipe na Itália. Além disso, o Parma teria transformado a obrigação de pagar os 15% sobre o passe de Alex em um contrato de cessão de imagem com sua holding Parmalat Participações S.A., cedendo tais direitos a uma terceira empresa, a Wishaw Trading S.A. - numa manobra para fugir a obrigações fiscais e cambiais no Brasil, na avaliação dos advogados do jogador.

Para Álvaro Dias, a CBF tem o dever de defender o atleta brasileiro, vítima dos abusos de dirigentes estrangeiros. O senador entende também que a Receita Federal deve tomar medidas diante da estratégia adotada pelo Parma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: