Pedido de licença para processar Jader tramitará rápido, garante Lobão

Da Redação | 25/07/2001, 00h00

O presidente interino do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), disse nesta quarta-feira (dia 25), depois de reunir-se com os líderes partidários e com o corregedor da Casa, Romeu Tuma (PFL-SP), que a disposição do Senado é a de acelerar os procedimentos de concessão da licença que deverá ser solicitada pelo Supremo Tribunal Federal para processar o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), bem como de todas as medidas visando esclarecer as denúncias sobre o presidente licenciado.

- Todos desejamos que a licença seja concedida prontamente. Assim que a solicitação do Supremo chegar, minha decisão, como presidente do Senado, será encaminhar, no mesmo momento, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, com a recomendação de que os prazos regimentais sejam utilizados para acelerar a votação da matéria - afirmou.

Quanto à representação contra Jader, que lhe foi entregue na terça-feira (dia 24) pelos líderes da oposição, Lobão esclareceu que já despachou a solicitação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que se encontra em recesso.

- A recomendação das lideranças é que o conselho se reúna e que não haja nenhum embaraço, e, nos limites da lei, tudo seja feito. Os líderes não têm poderes para dar ordens ao conselho, apenas uma recomendação, mas, do ponto de vista político, estão de acordo que não se deve embaraçar absolutamente nada. Tudo o que for solicitado para a investigação, o Senado está pronto a fazer com rapidez - reiterou.

Lobão informou ainda que o requerimento do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), solicitando ao Banco Central cópia do relatório sobre o caso Banpará foi para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e será votado em agosto:

- A recomendação dos líderes é a de que o Banco Central envie ao Congresso esse relatório - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: