Para Althoff, denúncia contra Dutra tem que ser investigada

Da Redação | 03/07/2001, 00h00

O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) defendeu a investigação de denúncia que apresentou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Para Althoff, as apurações empreendidas pelo Conselho durante o episódio de violação do painel eletrônico e informações publicadas no mês passado pela revista IstoÉ levantam suspeitas de que Dutra teria conhecimento de que a lista da votação secreta que cassou o ex-senador Luiz Estevão havia sido obtida pelos ex-senadores Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda e teria se omitido ao não denunciar a fraude.

Althoff não quis comentar as declarações de Dutra e dos senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Pedro Simon (PMDB-RS), que afirmaram à imprensa que a denúncia, apresentada no último dia de trabalhos antes do recesso, não tem fundamento, já que, durante as investigações, nenhum dos envolvidos atribuiu responsabilidade ao senador do PT.

O vice-presidente do Conselho de Ética ressaltou que foi dado prosseguimento às investigações de todas as denúncias apresentadas, que tinham como fundamento matérias publicadas pela imprensa. Foi o que ocorreu, disse, em relação às denúncias contra Arruda e Antônio Carlos e às acusações feitas ao presidente do Senado, senador Jader Barbalho.

- Todos os fatos que desencadearam as denúncias partiram de informações divulgadas pela IstoÉ , que mereceram a credibilidade dessas pessoas. Dentro desse raciocínio, se merecem credibilidade em uma situação devem ter nessa também. Espero que agora, quem de direito faça o encaminhamento necessário. A minha informação tem sustentação e espero que se faça a investigação necessária - afirmou Althoff à Agência Senado .

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: