Aprovado voto de pesar pela morte de André Antônio Maggi

Da Redação | 25/04/2001, 00h00

O Senado aprovou requerimento de pesar pela morte do empresário André Antônio Maggi, falecido no sábado passado, aos 73 anos de idade, em São Paulo. De acordo com as tradições da Casa, serão enviadas condolências à família e aos municípios do estado de Mato Grosso onde estão situadas suas propriedades agrícolas.

Ao encaminhar o requerimento, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou que, além de ser o maior plantador de soja do país - mais de um milhão de toneladas/ano - ele era conhecido, em Mato Grosso, como o grande desbravador do Centro-Oeste. "Em agosto passado, em Cuiabá, a Fundação Mato Grosso lhe conferiu, justamente, o título de o último bandeirante do século".

Nascido no Rio Grande do Sul, André Maggi primeiro se estabeleceu no Paraná e depois foi desbravar Mato Grosso, onde fundou e estabeleceu suas propriedades agrícolas e empreendimentos de navegação e exportação, disse Jonas Pinheiro.

Os senadores Osmar Dias (PSDB-PR), Carlos Bezerra (PMDB-MT) e Antero de Barros (PSDB-MT) também enalteceram o caráter empreendedor e progressista de André Maggi que, como um verdadeiro bandeirante dos tempos modernos, abriu picadas, fundou povoados e cidades, colonizou terras e abriu horizontes.

O presidente Jader Barbalho (PMDB-PA) associou-se às manifestações de pesar pela morte de André Maggi, em nome da Mesa e do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: