Maria do Carmo destaca 150 anos de nascimento de Silvio Romero

Da Redação | 24/04/2001, 00h00

O sesquicentenário de nascimento do escritor, filosófo, ensaísta e político Silvio Romero, comemorado em 21 de abril, foi o tema do pronunciamento da senadora Maria do Carmo (PFL-SE) nesta terça-feira (dia 24). "Romero realizou sozinho o que normalmente teria sido obra de dez ou doze sábios ou eruditos dispostos a romper com a rotina ou ortodoxia acadêmica", afirmou a senadora, citando comentários de outro intelectual fundamental para o Brasil, o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre.

Maria do Carmo informou que a obra completa de Silvio Romero está sendo organizada sob a coordenação do jornalista Luiz Antônio Barreto, da Academia Sergipana de Letras, para ser editada até o final do ano pela Universidade Federal do Sergipe. Para marcar a data, a universidade promove esta semana um seminário sobre a obra de Romero, reunindo intelectuais brasileiros e portugueses.

Silvio Romero foi, conforme a avaliação da senadora, um intelectual sintonizado com a sua época, preocupado mais freqüentemente com o imperialismo econômico, a alienação cultural e a pouca solidez da estrutura econômico-social do país. "Muitos dos seus pensamentos, expostos em livros, artigos e discursos, não perderam a atualidade", disse a senadora, para quem a obra do intelectual serve à análise do fenômeno atual da globalização.

Polícia Rodoviária

O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) aparteou a senadora para saudar a presença em plenário de grupo de policiais rodoviários federais que pleiteiam o pagamento de gratificação por operação de risco, a exemplo dos policiais federais. "Estes profissionais merecem ser recompensados pelo risco que correm no cumprimento de sua missão, muitas vezes sem os equipamentos necessários", observou Juvêncio. Maria do Carmo solidarizou-se com a reivindicação dos policiais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: