Mauro registra 70 anos de emancipação de Inhumas

Da Redação | 22/03/2001, 00h00

Os 70 anos de emancipação política do município de Inhumas, no estado de Goiás, foram lembrados pelo senador Mauro Miranda (PMDB-GO). O senador afirmou que a cidade é reconhecida como uma das mais importantes do interior, pelo seu comércio exuberante, moderno parque industrial, agropecuária avançada e um centro médico-hospitalar que atende grande parte da população goiana.

A cidade é beneficiada por sua localização geográfica privilegiada, conseqüência de sua proximidade com a capital goiana, o Distrito Federal e a rodovia Belém-Brasília, disse o senador. Ele lembrou que, de acordo os registros da história, tropeiros e caixeiros-viajantes, dirigindo-se à cidade de Goiás, a antiga capital, foram os descobridores da região. No entanto, data de 1858 o marco inicial da cidade, com a aquisição da Fazenda Cedro por João Antônio da Barra Ramos.

Mauro explicou que em 1928 a cidade recebeu o nome de Inhumas, inspirada pelas "aves de porte elegante, penas negras e canto nostálgico", um dos símbolos de Goiás. Sua emancipação ocorreu dia 19 de março de 1931, tendo José Rodrigues Rabêlo como seu primeiro prefeito. O município conta hoje com 43.938 habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: