CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE

Da Redação | 12/09/2000, 00h00

Por unanimidade, os senadores da Comissão de Educação (CE) aprovaram parecer do senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) favorável ao projeto de lei que autoriza o governo federal a instituir a Fundação Universidade Federal do Tocantins. A proposta de autoria do governo federal, já aprovada pela Câmara dos Deputados, tramita em regime de urgência e segue para votação em plenário.
- Foram 11 anos de espera, de discriminação. A criação da Universidade Federal estabelecerá relação mais adequada entre a demanda pelo ensino superior e a correspondente oferta de vagas. A instituição trará, ao mesmo tempo, valioso impulso ao desenvolvimento social e econômico do estado - afirmou Eduardo, ao destacar que Tocantins era a única unidade da Federação a não ter uma universidade federal.
Segundo o relator, a universidade não demandará grandes investimentos, pois o governo estadual doará à União o patrimônio da Universidade do Tocantins (Unitins). Na prática, disse Eduardo, a criação da instituição será a federalização de uma universidade estadual, em pleno funcionamento, com todos os seus bens.
Segundo o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), até o momento, o estado vê sua juventude emigrar para outros estados para cursar o terceiro grau. Em muitos casos, disse, os jovens acabam ficando nas cidades onde iam estudar sem que o Tocantins possa se beneficiar de sua contribuição.
- A criação da Universidade Federal vai fazer com que o Tocantins ocupe seu espaço em igualdades de condições com às demais unidades da Federação - declarou, ressaltando o trabalho do terceiro senador da bancada do estado, Carlos Patrocínio (PFL), em prol da universidade.
O presidente da CE, senador Freitas Neto (PFL-PI) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestaram-se satisfeitos pela aprovação da proposta. Os membros da comissão aplaudiram o resultado da votação e, em seguida, cumprimentaram os senadores por Tocantins.
- A expectativa de alunos, professores, servidores, enfim, de todo o povo tocantinense e de que a Universidade Federal esteja em funcionamento já em janeiro de 2001 - anunciou Eduardo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: