ALCÂNTARA DIZ QUE PARLAMENTO PRECISA RECUPERAR SEU PRESTÍGIO

Da Redação | 15/08/2000, 00h00

O Parlamento deve buscar, com urgência, a recuperação de seu prestígio junto à sociedade, sobretudo entre os jovens, disse nesta terça-feira (dia 15) o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Para o senador, o acesso da população ao que se passa no Congresso Nacional não é suficiente para a recuperação desse prestígio.
- Antes, cumpre aperfeiçoar moralmente o compromisso da ação parlamentar com os anseios da população, propondo mais incisivamente a participação do cidadão na persecução e na vigilância do bem comum - afirmou o senador.
Com base em dados de pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, o senador Lúcio Alcântara disse que a sociedade brasileira parece cada vez menos interessada na prática política, especialmente a juventude. "A alienação política de nossa juventude cresce na proporção inversa de sua crença no regime democrático", afirmou. A pesquisa, segundo o senador, mostrou que 81% dos entrevistados não confia nem nos partidos, nem nos políticos, e que 56% dos jovens acreditam não ter influência sobre os rumos da política.
Alcântara disse que os responsáveis pelos jornais, televisões e rádios no país, "com raras exceções", não demonstram qualquer esforço em compreender o real papel da democratização política na garantia de um sistema de poder estável e socialmente coeso. "Em vez disso, preferem se aproveitar de deslizes da prática política para desmoralizar todo um sistema de exercício político baseado na representação parlamentar", lamentou.
Para reverter o desânimo revelado pela pesquisa, Lúcio Alcântara entende que é preciso tomar providências urgentes, como a educação política na formação dos estudantes.
- Por educação política devemos entender o despertar de uma nova consciência para a responsabilidade da coisa pública. Nesse contexto, um programa de educação política deve encampar não somente a explanação de tópicos históricos, filosóficos e sociológicos, mas também a promoção de iniciativas práticas que animem a inserção do jovem no cotidiano político de sua cidade, de seu estado e de seu país - sugeriu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: