PIZZATTO DESTACA PRESENÇA ITALIANA NA CULTURA BRASILEIRA

Da Redação | 12/05/2000, 00h00

Em nome da Câmara dos Deputados, o deputado Luciano Pizzatto (PFL-PR), ao homenagear o presidente Carlo Azeglio Ciampi, disse que a imigração italiana foi o "fermento" que faltava para transformar o território brasileiro em Nação. Hoje, segundo ele, a presença italiana é muito forte em diversos setores da vida nacional, "bem como da simpatia que a Itália desfruta entre toda a população brasileira".
Luciano Pizzatto informou que hoje o país possui cerca de 20 milhões de brasileiros descendentes de italianos. "É gente italiana na cultura, no temperamento, no coração. É gente brasileira que gostaria de não perder os laços com suas origens, com a língua e com a pátria de seus ancestrais", observou.
Pazzatto, que é descendente de italiano e preside no Congresso Nacional o Grupo Parlamentar Brasil-Itália, que abriga 200 parlamentares, informou que o grupo está ansioso em ampliar a cooperação entre os dois países, a fim de melhorar as relações bilaterais em todos os setores.
O representante paranaense acrescentou que, dos 200 deputados e senadores que tomam parte do Grupo Brasil-Itália, 50 são de origem italiana e, conforme informou, muitos deles poderão ter em breve a sua cidadania italiana reconhecida.
- Isso quer dizer que um bom número de cidadãos italianos serão membros do Congresso Nacional do Brasil. É uma força política incalculável a serviço da Itália - disse Luciano Pizzatto. Ele afirmou que, nos últimos anos, a Itália tornou-se moda no país, estando sempre presente na televisão, no cinema, na gastronomia e até na língua.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: