MOREIRA HOMENAGEIA 0S 19 ANOS DE "O ESTADÃO DO NORTE"

Da Redação | 22/11/1999, 00h00

Os 19 anos de fundação de O Estadão do Norte, de Porto Velho, foram lembrados nesta segunda-feira (dia 22) pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO), que destacou a história de imparcialidade do jornal e a luta de seu fundador, Mário Calixto Filho, para criar em Rondônia um veículo de qualidade técnica e editorial comparável às publicações dos grandes centros do país.
Lembrando que o jornal, a começar pelo próprio título, simboliza a luta que marcou a transformação do antigo território federal em estado - sonho realizado um ano após a fundação do jornal -, Moreira Mendes disse que, mais que uma testemunha das transformações políticas e sociais por que passou Rondônia nas duas últimas décadas do milênio, O Estadão escreveu a história do estado nesse período.
- Ao chegar ao império de comunicações que abraça hoje emissora de rádio FM, concessão de televisão, instituto de pesquisa de opinião pública e, dentro de pouco tempo, o mais novo jornal diário de Brasília, Mário Calixto divide esse mérito com os profissionais que passaram pelo Estadão - afirmou Moreira.
O senador enfatizou que O Estadão foi fundado com o que havia de mais moderno, como impressão em off-set e a cores. Hoje, conforme Moreira, o jornal é totalmente informatizado e está na Internet, tem tiragem diária de 15 mil exemplares (20 mil na edição dominical) e circula nos 52 municípios do estado, prestando serviço a uma população de 1,5 milhão de habitantes.
Para Moreira Mendes, falar do jornal O Estadão implica ressaltar o visionário que começou a vida vendendo pastel e engraxando sapatos, aos sete anos de idade, na porta da fábrica em que o pai trabalhava, em Minas Gerais.
- O que encontrou tão longe de casa foi a oportunidade de fazer o que mais gosta até hoje: trabalhar. Rondônia era, então, uma região em que faltava tudo, mas tinha um apelo que encantou o jovem recém-chegado: a rica potencialidade econômica de seu solo e a gama de oferta de serviços aberta a quem tivesse coragem e inteligência de aceitar o desafio de explorar e desenvolver o leque de opções oferecido - recordou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: